24 agosto, 2009

Arte Românica: Arquitetura

Sua arquitetura sofreu influências das construções dos antigos romanos.
As características que marcaram a arquitetura românica foram as abóbadas das basílicas, os pilares fortes e maciços, as paredes espessas com pequenas aberturas funcionando como janelas, as torres e os arcos.
Era desejável erguer grandes igrejas , todas de pedra,dominar a abóbada de pedra,que proporcionava ao templo solidez e perpetuidade, ao mesmo tempo que simbolismo universal em sua forma côncava.
A igreja românica era chamada "fortaleza de Deus" e percebemos claramente isso por seu tamanho e estilo arquitetônico duro.
A mais famosa igreja românica foi a Catedral de Pisa e a beleza de seu campanário. Hoje é conhecida como Torre de Pisa, aquela que está inclinada porque o terreno cedeu.





ESCULTURA

A escultura românica era realista, suas figuras retratavam as pessoas como realmente eram. Suas figuras eram alongadas, com rostos formais, mas sem expressão. Também se caracterizavam pelo uso de linhas estilizadas e decorativas Na porta, a área mais ocupada pelas esculturas era o tímpano, nome que recebe a parede semicircular que fica logo abaixo dos arcos que arrematam o vão superior da porta. Imitação de formas rudes, curtas ou alongadas, ausência de movimentos naturais.
A escultura românica está inter-relacionada a arquitetura ,separando –as ,só conseguiríamos destruir ambas.A escultura é talhada na mesma pedra que faz parte do edifício.




PINTURA

Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. Não podemos estudá-las desassociadas da arquitetura.
A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida.
O românico investe na pintura , que pressupõe uma considerável economia de tempo e de dinheiro em relação ao mosaico.
Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a menor intenção de imitar a natureza.




Camila Willers e Deise Salvador

REFERÊNCIAS:
RAMALLO, Germán. Saber ver a arte românica. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

3 comentários:

  1. A arquitetura Românica sofreu influências das construções dos antigos romanos.
    Suas principais características são:
    - as abóbadas das basílicas
    - os pilares fortes e maciços
    - as paredes espessas com pequenas aberturas funcionando como janelas
    - e as torres e os arcos.
    Construíram grandes igrejas de pedra em formato côncavo, tenteando transmitir sentimento de solidez e perpetuidade.
    Um exemplo de igreja românica é a Catedral de Pisa, hoje conhecida como a Torre de Pisa, aquela que está inclinada porque o terreno cedeu, na Itália.
    Ao se comentar sobre a escultura românica, cita-se que era realista, ou seja, retratava as pessoas como elas realmente eram. Suas figuras eram alongadas, com rostos formais mas sem expressão.
    Ao se falar da pintura românica, deve-se primeiramente lembrar que em uma época em que poucos sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis.
    A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações de murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida. As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo.

    ResponderExcluir
  2. O período denominado de Românico se estende, aproximadamente, de 800 a 1.200, e leva este nome devido à política de ROMANIZAÇÃO que o imperador Carlos Magno adotou quando assumiu o trono do que havia restado do antigo Império Romano. Isso foi no dia de Natal do ano de 800. A ideia de Carlos Magno era resgatar a riqueza e a ixuberância das cidades da antiguidade.
    Formalmente, as construções que teremos nesse período se diferenciam das construções bizantinas pelo ar mais austero.
    Se durante o estilo bizantino, temos igrejas recheadas de mosaicos - muitos deles em ouro-, durante o Rmânico teremos templos que se caracterizarão pelo grande tamanho, pleo aspecto de fortaleza, pela presença discreta de janelas e pela pintura mural.
    Essas caracteristicas se devem, inclusive, ao ambiente social e econômico que se vivia na época.Devemos lembrar que desde o desmembramento do Império Romano, em 395, as cidades do antigo e frondoso império ficaram passíveis de invasões bábaras. Roma inclusive, foi invadida pelos bábaros.
    O que movia essas igrejas era a devoção a relíquias diversas, como prováveis maços de cabelos de santos, ossos de mátires, etc.
    São exatamente essas apreensões e medos que as construções-igrejas do Românico refletem. Elas trazem aspecto pesado, com poucas janelas, também para evitar possíveis invações bárbaras. São escuras e sombrias, porque o fim do mundo também está chegando e, como se não bastasse, são geralmete adornadas com uma quantidade impressionantew de figuras demoníacas e de alegorias que remetem ao inferno, para lembrar as pessoas do que as espera se elas não obedecerem os preceitos ditados pelo clero.
    Uma da mais importantes criações desse período é sem dúvida, o chamado Cristo do Juízo Final, ou Cristo em Magestade. Trata-se de um " Aprimoramento" da imagem do Cristo Pantocretor, surgido durante o estilo bizantino. A imagem desse Cristo- que é presente também no estilo Gótico, posterior ao Românico- aparece junto ao tímpano das portas da igreja.É esse cristo que 'recebe" as pessoas para a missa, para os eventos religiosos . o portal românico possui, portanto uma função particular: acolher os fiéis, que vêm de um mundo de medo, de um mundo pecador. O Cristo deve acolhê-los, já que Ele é a Salvação, o único que pode perdoar os pecado.

    ResponderExcluir
  3. Complicado demais educar filhos nos dias de hoje, pois a internet disponibiliza uma infinidade de possibilidades diferente, por isso uso um aplicativo no celular da minha filha que me permite ver tudo que ela esta acessando, tenho gostado muito do programa. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-teclado

    ResponderExcluir