24 agosto, 2009

Arte Românica

4 comentários:

  1. A primeira coisa que chama atenção nas primeiras igrejas românica é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: Fortalezas de Deus. A explicação mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas é o fato da arte românica não ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das ideias desenvolvidas nos centros urbanos, é um estilo essencialmente clerical. A arte desse período passa, assim a ser encarada como uma extenção do serviço divino e uma oferenda à divindade.

    ResponderExcluir
  2. O estilo românico tem como característica importante o formalismo estrito e a abstração da realidade, porém não são as únicas, pois, a tendência mística se desenvolve a par da tendência escolástica na filosofia da época. A religiosidade rebelde, indomável e estática tem sua expressão no movimento de reforma monástica sendo que nas artes as tendências emocionais e expressionistas se fazem sentir ao lado do abstracionismo estereotipado e do formalismo dominante. Mesmo que esses princípios pareçam tímidos eles são os primeiros sinais de uma mudança que abre caminho para o individualismo e para o liberalismo na arte da Idade Moderna. Esse movimento foi extremamente importante no século XI, pois com toda essa movimentação não é mera coincidência que o comércio e a vida urbana revivem e a primitiva economia medieval auto-suficiente se vá convertendo em economia mercantil, depois de séculos de estagnação ininterrupta.

    ResponderExcluir
  3. O período da arte românica ocorreu entre os séculos XI e XIII na Europa.
    Ao analisar o termo “românico”, percebe-se que o mesmo está ligado ao romano, embora possua características próprias.
    De acordo com a afirmação contida no texto, as igrejas antigas eram demolidas, para a construção de novas no estilo em questão, o que confirma que a forma artística predominante da arte românica é a arquitetura.
    A escultura, porém, era muito valorizada e complementava a arquitetura.
    O principal tema da arte românica era o cristianismo, que por sua vez, era focado na valorização do espírito.
    Embora seja uma arte basicamente de caráter religioso, a arte românica é tão atrativa e bela quanto às demais.

    ResponderExcluir
  4. A arte romana sofreu duas grandes influenças: da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida e da arte grecohelenistica, orientada para expressão de um ideal de beleza.
    Arquitetura:
    busca do util imediato, senso de realismo grandeza material, reusado pela ideia de força energia e sentimento

    NOME: Carolina Miranda Resende
    IDADE:10

    ResponderExcluir