A arte do período Pré-Histórico foi marcada por dois aspectos bem distintos, de um lado temos o naturalismo do Paleolítico e do outro, o geometrismo do Neolítico.
De acordo com pesquisas, o naturalismo do Paleolítico era uma arte totalmente ligada à natureza. O homem do Paleolítico vivia em hordas isoladas, caçando e coletando frutos. Não possuía uma religião formalizada e não acreditava na existência da vida após a morte.
Neste período, tudo gravitava em torno da subsistência, o que leva a crer que a arte não possuía um outro propósito não ser o de conseguir um meio de obtenção de alimento. Dessa forma, desenvolveu-se uma forma de magia muito peculiar.
Os artistas eram os próprios caçadores. Devido isso, desenvolveram uma visão aguçada e profundos conhecimentos da vida animal. Conseguiam, assim, reproduzir com perfeição as formas dos animais, com detalhes e cores que só seriam vistos mais tarde na evolução das artes visuais.
As pinturas, em sua maioria, estão localizadas interior de cavernas, em lugares remotos, escuros e também sobrepostas, deixando uma nítida impressão de que não poderiam possuir um caráter decorativo, assim como não poderiam ser interpretadas como uma forma de expressão, o que leva a acreditar na tese de que eram utilizadas em rituais.
Ainda assim foram encontradas, junto dessas pinturas, outras representações, como a de mãos nas paredes das cavernas. Esses achados se tornaram um tanto enigmáticos, e os pesquisadores não conseguem estabelecer uma ligação entre eles e as teses desenvolvidas para as pinturas. Seriam assinaturas? Por que essas mãos foram gravadas nas cavernas?
Essas formas de representação naturalísticas perduraram por longos anos, e aos poucos foram sendo transformadas com as próprias culturas humanas.
As formas, que antes possuíam extrema fidelidade com a natureza, passaram a não ser representadas com a mesma fidelidade ao real.
A partir desse momento o homem passa por um período de uma profunda e constante evolução, tanto em sua arte como em seu meio de vida, chegando assim no período Neolítico.
Postado por Vinícius, Mariana e Carla
Esta postagem trata bastante sobre como se dava a arte nesse período. Destacando temos naturalismo do período Paleolítico e do outro o geometrismo do Neolítico.
ResponderExcluirEm relação ao Paleolítico, esta arte era totalmente ligada à natureza.
Sendo o homem do Paleolítico parasitário, vivendo em hortas isoladas, não acreditava em religião e em vida após a morte, somente ia em busca da sua subsistência.
Os artistas desse período eram os próprios caçadores, que tinham os sentidos muito aguçados, como tato, visão e audição. E com isso conseguiam reproduzir com perfeição as formas animais, com detalhes e cores que só seriam vistos mais tarde na evolução das artes humanas.
Como relatado na postagem, as pinturas estão localizadas principalmente no interior de cavernas e, em sua maioria, sobrepostas, trazendo-nos a conclusão de que não serviam como decoração nem poderiam ser interpretadas. Sendo assim, leva-nos a acreditar de que eram utilizadas como instrumento de rituais.
Outro item que me chamou a atenção na postagem é o de que, quando o homem representava os animais nas paredes das cavernas ele os representava com uma lança cravada no corpo, acreditando que assim o animal real sofreria a dor daquele animal retratado.
E é nesse período que o ser humano passa por sua maior transformação/evolução. Chegando assim no Período Neolítico.
Quando falamos sobre arte pré-histórica, nos impressionamos ao ver como os povos dessa época foram capazes de encontrar meios de desenvolver sua arte, dotando-se dos mais diversos materiais do cotidiano para as suas representações nas paredes das cavernas. Na verdade, como consta na pesquisa do grupo, o homem do Paleolítico não tinha a intenção de produzir arte, apenas fazia representações como forma de conseguir alimento através de uma técnica de magia muito peculiar. Ou seja, o ser humano acreditava que que se pintasse animais com flechas atravessadas no corpo teria o seu domínio, uma vez que o animal real sofreria a dor do animal retratado.
ResponderExcluirDentre outras substâncias, o homem pré-histórico fez uso de sangue, saliva e clara de ovo para suas representações. Algo que chama a atenção é a grande sensibilidade, uma vez que os pintores do Paleolítico eram capazes de encontrar a olho nu delicados matizes, o que o homem moderno só conseguiu descobrir com a ajuda de instrumentos científicos.
A Pré-História é um dos períodos mais fascinantes da história humana. Isso porque não existem registros escritos deste período, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos sobre o homem deste tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores.
Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas. Destaca-se: Vênus de Willendorf.
No Neolítico encontra-se o início da abstração e surge a crença na vida após a morte. É neste período que ocorre, também, o desenvolvimento das sociedades humanas.
É muito curioso observar as representações do Neolítico, pois, a princípio, o grau de abstração parece representar uma sociedade menos desenvolvida, uma vez que no Paleolítico os desenhos eram naturalistas, ou seja, extremamente representativos. Ao contrário do que possa parecer, o grau de abstração do Neolítico representa uma sociedade mais desenvolvida. A criação de símbolos facilita a linguagem. Sai de foco a represenytação fiel da realidade, como era no Paleolítico.
O homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu, ainda, produzir fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.
Além dos desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Gostei bastante da apresentação em sala de aula do grupo, que soube apresentar de forma bastante clara e criativa a arte Paleolítica.
ResponderExcluirCom isso acrescentou em mim, a curiosidade de avançar o conhecimento da arte do Paleolítico que refere-se ao início da história da arte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento.
Este período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos é resultado de pesquisas de antropólogos e historiadores.
As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas. A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada (Paleolítico Superior) é o Naturalismo. O artista pintava a representação do mundo que o cercava. O que mais chama a atenção de quem observa as Pinturas Rupestres (feitas em rochedos e paredes de cavernas) é a capacidade de seus criadores interpretarem a natureza.
Da escultura paleolítica são famosas as estatuetas femininas de pequenas dimensões designadas genericamente por Vênus. Identificadas como possíveis ídolos para o culto da fertilidade e sexualidade estas figuras apresentam características semelhantes entre si; são representadas nuas, de pé e revelam os elementos mais representativos do corpo feminino em linhas exacerbadas. O exagero destes elementos traduz-se num peito, ventre e ancas voluminosos em oposição a braços e pernas delicados e cabeça pequena.
Com a arte paleolítica, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Gosto muito da arte pré-histórica pois ela nos leva a imaginar como seria a vida dos homens que naquele tempo viviam.
ResponderExcluirNão a nem um registro escrito desta época, todos os registro que temos são desenhos feitos por eles, as pinturas não tinham a intenção de decorar, pois eram sobrepostas, os artistas eram os próprios caçadores, conhecendo muito bem os animais eles conseguiam retratar com perfeição e na grande maioria eles aparecem com uma flecha cravada no peito.
Por isso digo que a arte pré-históriaca nos leva a iamginar como viviam e no que acreditavam e ate mesmo ficarmos em duvida no real sentido de suas pinturas.
A arte pré-histórica relacionada ao período Paleolítico é bastante interessante, principalmente no que diz respeito ao fato das pinturas de animais serem consideradas como verdadeiros seres vivos, pelo homem da época.
ResponderExcluirComo o comentário afirma, os artistas deste período eram os próprios caçadores que reproduziam com detalhes o que pintavam nas paredes das cavernas.
Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobri que além de todas as excelentes informações que o grupo nos proporcionou, os nossos antecedentes do Paleolítico eram nômades, ou seja, não possuíam residência fixa. Além disso, a divisão do período é bastante clara conforme sua progressão. São elas, Paleolítico Inferior, entre 5.000.000 e 25.000 aC. e Paleolítico Superior de 25.000 a 10.000 aC.
A progressão foi realmente visível, a começar pelos instrumentos de trabalho, que no Paleolítico Inferior eram confeccionados com pedra, pedra lascada, madeira e ossos, como facas e machados. Já no Paleolítico Superior, os instrumentos eram feitos de marfim, ossos, madeira e pedra, como por exemplo: machado, arco e flecha, lançador de dardos e anzol. E o mais importante, neste período os homens produziram esculturas.
Esculturas como figuras femininas bastante salientes nas formas corpóreas, chamadas “esteatopígias”, que significa “bumbum gordo”, cujo o símbolo é a fertilidade. Um exemplo deste tipo de escultura é a Vênus de Willendorf.
Enfim, o período Paleolítico nos apresenta muito sobre a pré-história e principalmente sobre a história da arte, que por sinal, tem muito a nos mostrar e revelar.
O período paleolítico, ou idade da pedra lascada teve inicio com os primeiros ancestrais e os instrumentos fabricados por estes grupos eram, na maioria, de pedra. O nome do período é devido a pedras que foram lascadas para formar uma borda cortante e facilitar a aquisição de alimento. Além desta curiosidade é importante comentar que pela necessidade de se abrigar, pois existiam momentos em que a temperatura da terra era muito baixa, os grupos se protegiam dentro de cavernas, onde hoje são encontradas muitas cenas pintadas. As pinturas são denominadas arte rupestre e tem uma importância fundamental, pois mostra o desenvolvimento da cultura de nossos ancestrais. Há milhares de anos o seres humanos começaram a representar sua existência por meio destas gravuras, representando animais e a própria figura humana. Acredita-se que estes registros eram formas de rituais e poderiam estar relacionados a fertilidade, uma caça melhor e até a proteção deles próprios. Através destes rituais é possível entender um pouco a existência de nossos antepassados, além de ser um novo tipo de linguagem que começava a surgir.
ResponderExcluirA imaginação dos hominídeos abriu as portas para o pensamento e o desenvolvimento da linguagem, que representou grandes mudanças nos hábitos humanos. A partir da capacidade de imaginar, tornou-se possível transmitir experiências e conhecimento, podendo assim, mesmo que por meio de pinturas “toscas”, como as deste período, conhecer o mundo de um outro ângulo.
Além destas descobertas é muito importante ressaltar a conquista do fogo neste período, embora não seja arte. O controle do fogo tornou-se extremamente importante para o desenvolvimento do homem e representou um marco importante no período paleolítico.
olha eu nao entendi nada nu meu caderno esta escrito assim:seria apenas por divisão?e eu nao to achando e nao sei responder
ResponderExcluircomo vocês apresentaram na sala ?
ResponderExcluir