24 agosto, 2009

Arte Gótica


Esquema estrutural de uma catedral gótica

3 comentários:

  1. A palavra "gótico" refere-se à arte da Idade Média, considerada pelo tratadistas do renascimento uma arte inferior em comparação à clássica. Gótico deriva-se de godo, tribo bárbara que vieram do norte e se espalharam pelo continente.
    É na arquitetura que o estilo gótico se sobressai, principalmente a religiosa. Surgiu, na primeira metade do século XII, da evolução do românico. Em alguns países europeus, como a Inglaterra, a arquitetura gótica perdurou até parte do século XVI, tempos depois do estilo renascentista ter penetrado em outros campos artísticos.
    As catedrais no norte da França, na segunda metade do século XII, tem como característica as abóbadas cruzadas. Com elas, pôde-se concentrar as energias nos pontos do vértice que são quatro e distribuí-las através dos elementos que as sustentavam, os pilares, colunas ou sistema de estribo e arcos botante.Como conseqüência, as pesadas paredes da arquitetura românica foram substituídas por outras mais leves, com janelas permitindo a aparição de vitrais, possibilitando a construção de vãos de grande altura.

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  2. No começo do século XII, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para as cidades e apareça à burguesia urbana, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começam a aparecer as primeiras mudanças que conduzirão a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
    No século XVI, essa nova arquitetura foi chamada desdenhosamente de gótica pelos estudiosos, que a consideravam de aparência tão bárbara que poderia ter sido criada pelos godos, povo que invadiu o Império Romano e destruiu muitas obras da antiga civilização romana.
    Diferente da arquitetura românica que possui apenas um portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso a três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais.
    No século XIII o estilo gótico já está plenamente amadurecido e ricamente ornamentado por vitrais e esculturas.
    O interior das igrejas é bastante iluminado. A claridade vem pelas janelas do clerestório, pelas janelas das paredes externas das naves laterais e pelos grandes vritais do chevet.
    Os vitrais da catedral são o aspecto da arquitetura que mais atrai a atenção dos vizitantes. Seus azuis intensos e vermelhos brilhantes projetam uma luz violeta sobre as pedras da construção, quebrando sua aparência de dureza. Dois belos exemplos de vitrais de Chartes são o Notre Dame de la belle verrière (Nossa Senhora do belo vitral)e a Árvore de Jessé.
    De um modo geral, a escultura do período gótico estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou no interior das grandes igrejas, os trabalhos de escultura enriqueceram artisticamente as construções e documentaram, na pedra, os aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época, alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feições são caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a função de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja.
    Durante o século XII e até o século XV, a arte ganhou forma de expressão também nos objetos preciosos (feitos em marfim, ouro, prata e decorados com esmalte) e nos ricos manuscritos ilustrados. Esses manuscritos eram feitos em várias etapas e dependiam do trabalho de várias pessoas. Esse trabalho decorativo ficou conhecido com o nome de iluminura.
    Nessa época foi comum também a produção de uma bíblia chamada "moralizada", pois era diferente das anteriores: apresentava apenas algumas passagens dos textos sagrados, acompanhadas de muitas ilustrações feitas por artistas miniaturistas.
    A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII, XIV e no início do século XV, quando começou a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi à procura do realismo na representação dos seres que compunham as obras pintadas.
    No século XIII, o pintor mais importante é Giovanni Galteri, conhecido com Cimabue. Seu trabalho influenciado pelo mosaico e ícones da arte bizantina, mas já havia presença e uma nítida preocupação com o realismo das figuras humanas. Cimabue teve mérito histórico de ser o descobridor do jovem pastor Giotto. Sua característica principal foi à identificação da figura dos santos com seres humanos de aparência bem comum. E esses santos com ar de homem comum eram o ser mais importante das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ganhar plenitude no Renascimento.
    Jan Van Eyck, também artista, procurava registrar nas suas pinturas os aspectos da vida urbana e da sociedade de sua época. Nota-se em suas pinturas um cuidado com a perspectiva, procurando mostrar os detalhes e as paisagens.

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  3. A arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France, como um resultado da ascensão da burguesia comercial e pelo desenvolvimento de novas técnicas de produção
    Características da arte gótica:
    - Arquitetura: Vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte romântica; o uso da abóbada de nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos, filtrando a luz externa.
    - Pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.
    - Escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.

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