02 maio, 2010

Cleópatra, A rainha do Egito: Documentário

Cleópatra era a mulher mais famosa da história, mesmo sendo grega, tornou-se um símbolo do antigo Egito. Ela vivia em Alexandria, uma cidade do antigo Egito. Era uma mulher que tinha educação, era uma intelectual e determinada nas suas ideias.

Cleópatra, usava um penteado grego clássico.



Os ancestrais de Cleópatra construíram vários templos dedicado aos deuses. As paredes dos templos contam a história da família de Cleópatra. Um dos templos foi o templo construído por Ptolomeu II e dedicado a deusa Isis.



O filme mostra as pinturas nas paredes dos templos, elas obedeciam a Lei da Frontalidade que fundava-se no princípio de valorizar o aspecto que mais caracteriza cada elemento do corpo humano. Desenhado de perfil, o rosto é mostrado ao máximo.

De frente, se resume a uma oval. No rosto de perfil, o olho é representado de frente, por ser este seu aspecto mais característico e revelador. O tórax também apresenta-se de frente, e as pernas e os pés, são vistos de perfil.



Ptolomeu XVII, o pai de Cleópatra, ficou conhecido como tocador de flauta, porque ficava o tempo todo tocando flauta e evitando as suas obrigações e responsabilidades como governador do Egito.



As mulheres na era Ptolomaica eram mulheres poderosas, participavam das artes e da vida cívica, o casamento era união de duas pessoas e não apenas de duas casas.

As mulheres dessa época eram retratadas como mulheres fortes olhares confiantes, quase obsessivos. Elas não teriam mais esse poder até o século XX.




Cleópatra era grega, mas tornou-se um símbolo do Egito, viveu a cerca de 3 mil anos antes de Cristo e até hoje é lembrada como uma das mulheres mais fortes e inteligentes da história.

Um comentário: