04 maio, 2010

Alexandre, O Grande












Alexandre, o Grande (ou Magno), foi filho do imperador Fellipe II da Macedônia e da rainha Olímpia. Nasceu no ano de 356 a.C, na região de Pella na Babilônia.
Educado na cultura grega, pelo filósofo Aristóteles, entre seus 13 e 16 anos demonstra muito interesse em medicina, ciências e filosofia. Muito cedo Alexandre lidera uma expedição contra bárbaros e os vence, enquanto na mesma época seu pai está fora em outra expedição militar e assim Alexandre ergue sua primeira cidade Alexandrópolis.
Aos 20 anos, Alexandre Magno - que em latim quer dizer "O Grande" -, assume o trono de seu pai, assim criando o império mais extenso da história, dominando Grécia, Palestina, Egito, em anexo o Pérsia e a Mesopotâmia e chega à Índia.
O império Macedônico é dividido em nove reinos, e ele funda 70 cidades. As cidades situavam-se na rota do comércio do Oriente com a China, Arábia, Índia e interior da África. Ele dissemina os valores da cultura grega por onde passada. Em Alexandria, criando uma biblioteca com mais de 700 mil volumes e passa a cultivar a cultura helenística e desenvolvendo cada vez mais o conhecimento grego.
Na Ásia, dirigindo-se para dominar a Índia, onde fundou algumas colônias militares, mas seu exercito muito cansado não mais o segue, no retorno para a Pérsia, fora ferido mortalmente por povos hostis.
Aos 33 anos, morre de uma febre misteriosa que menhum médico soube como curar na Babilônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário