O documentário conta a história de Ramsés. Era uma época de milagres, maldições, de deuses e homens que acreditavam ser deuses. E de um jovem guerreiro que se tornou faraó do mais poderoso império do mundo, o homem que desafiou o Deus dos hebreus, Ramsés O Grande.
Segundo a Bíblia, seu amado primogênito foi morto na última e mais terrível de Dez Pragas
“Morte dos primogênitos”, uma praga que obrigou o faraó a libertar seus escravos hebreus e seu líder Moisés, dando início para a longa jornada conhecida como Êxodo.
Um egiptólogo e professor Kent Weeks acredita ter encontrado no Vale dos Reis o crânio do primogênito de Ramsés, Amun-Her-Khepeshef. Uma equipe de cientistas investigou o crânio usando modernas técnicas reconstrutivas para descobrir se realmente descobriram o primogênito de Ramsés, recriando a face do filho e do pai.
Tentaram solucionar as seguintes perguntas: Teria ele morrido de uma misteriosa praga bíblica? Ou teria tido um fim violento e brutal? Ele foi morto pelas mãos de Deus ou do homem?
Ramsés tinha 20 anos quando assumiu o trono e ele já era casado com a bela Nefertari, com quem teve seu primogênito.
Muitos arqueólogos não acreditam no Êxodo, pois os egípcios não deixaram registros. Quanto ao êxodo nunca será encontrada nada pois esta foi uma batalha perdida e Ramsés não iria deixar ninguém saber disto.
Quando iniciam o processo de reconstrução do crânio, constatam que ele teria 30 anos. No templo de Abu Simbel, uma das obras de Ramsés. Lá está escrito que Amun-Her-Khepeshef se tornou adulto. Isto bate com a idade de 30 anos do crânio descoberto, portanto, ele não era uma criança como se imaginava.
O filho de Ramsés morreu como? No crânio tem uma marca que pode sugerir várias coisas como: uma queda de carroça, assassinado no harém do pai, mas a mais provável seria a morte em batalhas.
Moisés não tinha 80 anos, mas era jovem e o exército hebreu não estava tão indefeso. Como o “mar vermelho” era o mar-de-junco isso quer dizer um pântano, as bigas (carroças) atolaram e os hebreus mataram todos, inclusive Amun-Her-Khepeshef. Então, Ramsés teria criado a 10ª praga para ocultar a verdade.
O crânio foi reconstituído e a probabilidade do crânio ser de Amun-Her-Khepeshef é alta.
Ramsés foi um dos maiores faraós, reinou durante 80 anos, travou inúmeras batalhas, construiu mais templos que qualquer faraó. Teve muitas mulheres e inúmeros filhos. Conhecido como um grande construtor, mandou reconstruir e embelezar diversos templos egípcios