22 abril, 2010

O incrível exército de Brancaleone: Comédia



O Incrível Exército Brancaleone (Itália/França/Espanha, 1966, Diretor: Mario Monicelli)





O Incrível Exército de Brancaleone ironiza a figura do bravo cavaleiro e representa uma mudança na perspectiva da mídia sobre a Idade Média, inaugurando uma visão crítica.
É uma comédia italiana que satiriza a nobreza e desmonta a figura do bravo cavaleiro medieval. Mesmo apresentando alguns problemas de produção e roteiro, mas, de modo geral, impecável na reconstituição do cenário da sociedade européia do século 11, retratando vários de seus aspectos - a fome e as epidemias, as relações com o Império Bizantino, a luta contra os sarracenos, a religiosidade popular e espírito de cruzada.
Na trama, o pobre e idealista Brancaleone, manipulado por golpistas, acaba se tornando cavaleiro e se envolve em uma série de aventuras bizarras.
A figura do protagonista é uma referência a Dom Quixote e a proximidade do nome de seu cavalo (Aquilante) com o do personagem imortal de Miguel de Cervantes (Rocinante) não é fortuita.
O filme é ambientado no momento em que o sistema feudal está no auge e satiriza a condição de nobreza que supõe a hierarquia feudal, a moral cristã e os costumes daquele tempo. É um bom retrato às avessas da sociedade daquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário